Eleitores de três cidades do Vale do Rio Doce voltam às urnas neste domingo (3)

Eleitores de três cidades do Vale do Rio Doce voltam às urnas neste domingo (3)

As eleitores das cidades de Guanhães, Ipatinga e Pocrane voltam às urnas neste domingo (3) para escolher um novo prefeito e vice. As eleições suplementares nas três cidades do Vale do Rio Doce serão realizadas das 8h às 17h.


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), os pleitos de 2016 foram anulados pela Justiça Eleitoral em Ipatinga e Guanhães, porque os candidatos que receberam a maioria dos votos válidos tiveram o registro de candidatura indeferido e cassado. Em Pocrane, ocorreu a dupla vacância no Executivo municipal.


Guanhães
De acordo com o TRE, o município possui 24.486 eleitores, que deverão votar em 86 seções eleitorais, distribuídas por 18 locais de votação, sendo seis na zona rural. Serão utilizadas 86 urnas eletrônicas e mais dez de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, 344 mesários foram convocados.


Disputam o pleito quatro candidatos:
- Adão Vieira Filho (PRB) e o vice Alcides Robson (PRB);


- Donis Campos Coelho (PDT) e o vice Célio Augusto da Silva (PDT), pela Coligação “A Guanhães que Você Quer”;


- Guido Carvalho Júnior (PHS) e João Marcos Rocha Milagres (PHS), pela Coligação “Juntos Pela Paz e Progresso”;


- Nivaldo dos Santos (PPS) e o vice Nelci Pereira (PEN), pela Coligação “Novos Tempos: União, Trabalho, Fé e Justiça”.


O prefeito eleito em 2016, Geraldo José Pereira (MDB), teve seu mandato cassado em quatro processos julgados pelo TRE-MG. Segundo o órgão, as ilegalidades verificadas nas ações eleitorais se referem ao uso indevido dos meios de comunicação social e ao caixa dois durante a campanha eleitoral de 2016.


Ipatinga
A maior cidade do Vale do Aço possui 180.222 eleitores, que deverão votar em 536 seções eleitorais, distribuídas por 58 locais de votação, de acordo com o TRE. Serão utilizadas 536 urnas eletrônicas e 23 de contingência. Foram convocados 2.144 mesários para organizar a votação.


Cinco candidatos disputam o cargo:
- Daniel Cristiano (PCB) e sua vice, Maura Gerbi (PSOL), pela Coligação “Frente de Esquerda Ipatinga Socialista”;


- Nardyello Rocha (MDB) e Célio Aleixo (PV), pela Coligação “Unidos por Ipatinga”;


- Sávio Tarso (PDT) e seu vice Eduardo Figueredo (PSB), pela Coligação “Coragem Ipatinga”;


- Wanderson Gandra (PSC) e o vice Roberto Soares (PSL), pela Coligação “Construindo um Novo Caminho”


- Lene Teixeira (PT) e o vice Antônio Augusto (PT).


Em Ipatinga, o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos no pleito de 2016, Sebastião Quintão (MDB), teve o seu registro indeferido pelo TSE após o Supremo Tribunal Federal decidir manter a aplicação da Lei da Ficha Limpa. O candidato havia sido condenado em 2008.


Pocrane
Em Pocrane, 7.337 eleitores deverão voltar às urnas nesse domingo. Segundo o TRE, o município conta com 24 seções, distribuídas por oito locais de votação. Serão utilizadas 24 urnas eletrônicas e seis de contingência; 96 mesários foram convocados.


Dois candidatos concorrem o pleito:
- Ederson Domingos Dionis (PSB) e seu vice, Osmar Ferreira Gomes (PDT), pela Coligação “Pocrane de Cara Nova Renascendo”;


- Ernane José de Macedo (PTB) e o vice, Antônio Pereira da Gama Sobrinho (MDB), pela Coligação “Juntos por um Futuro Melhor”.


Em Pocrane, as novas eleições foram marcadas em razão da dupla vacância no Executivo municipal. A vice-prefeita Nadir Domingos Dionis faleceu em 2017 e o prefeito, Álvaro de Oliveira Pinto Júnior (PSB), renunciou ao mandato em 10 de abril de 2018. Segundo o TRE-MG, a eleição em Pocrane será a primeira eleição suplementar, referente ao pleito de 2016, que ocorre por uma causa não-eleitoral.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar