Diminuição na carga horária para tirar CNH entra em vigor

Diminuição na carga horária para tirar CNH entra em vigor

Começou a valer, ontem, as novas regras para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação. As mudanças foram definidas pelo governo federal em junho, e contemplam também alterações para guiar ciclomotores com até 50 cm³.


As novas regras alteram de 25 para 20 o número de horas-aulas práticas nas auto-escolas, para categoria B. Já na categoria A, serão necessárias pelo menos 15 horas-aulas. Em ambos os casos, pelo menos uma hora deverá ser realizada à noite. Também não vai ser mais necessário o uso de simuladores.
Quem deseja tirar a carteira para moto, deverá cumprir uma carga horário mínima de cinco horas-aulas apenas.


Pelos próximos 12 meses, quem quiser guiar os ciclomotores de até 50 cilindradas, pode ir direto no Detran fazer as provas teórica e prática, sem ter feito aulas antes. As aulas práticas só se tornam obrigatórias caso o candidato seja reprovado.


Mas a partir de setembro do ano que vem, as aulas para as “cinquentinhas” voltam a ser exigidas, mas o número de horas-aulas cai de 20 para 5, com apenas uma noturna. No exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR