Deputados pedem impeachment de Lula por fala comparando Israel ao regime nazista

Deputados pedem impeachment de Lula por fala comparando Israel ao regime nazista

Declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando os ataques de Israel contra civis na Faixa de Gaza aoholocausto, durante a Segunda Guerra Mundial, geraram um pedido de impeachment protocolado por deputados federais da oposição. O pedido, liderado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), argumenta que a fala de Lula banaliza o holocausto e desrespeita o povo de Israel.


Contexto e Fatos:


Em discurso neste domingo (18), Lula afirmou que a situação na Faixa de Gaza "não existe em nenhum outro momento histórico", comparando-a ao genocídio nazista contra os judeus. A declaração gerou forte reação da comunidade judaica internacional, do governo de Israel e de políticos brasileiros.


Reações:


O pedido de impeachment conta com o apoio de parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de Republicanos, Progressistas e União Brasil. O deputado Mario Frias (PL-SP), signatário do pedido, argumenta que a fala de Lula prejudica as relações do Brasil com Israel.


Processo de impeachment:


Para ter andamento, o pedido de impeachment precisa ser aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Lira é um aliado de Bolsonaro e ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR