Depois de comprar 747 ventiladores, Romeu Zema anuncia a compra de mais 300 para atender a demanda de Minas

Depois de comprar 747 ventiladores, Romeu Zema anuncia a compra de mais 300 para atender a demanda de Minas

Dois dias após anunciar a compra de 747 ventiladores pulmonares ao custo de R$ 43,9 milhões, o governador Romeu Zema informa que o Estado vai adquirir mais 300 equipamentos, totalizando 1.047 respiradores. A nova remessa será entregue em maio e foi orçada em R$ 7.291.923,00.


As duas compras serão financiadas com parte do valor depositado em juízo pela Samarco e suas controladoras (Vale e BHP), a título de garantia do rompimento da barragem da mineradora em 2015 em Mariana.


“A aquisição desses respiradores mostra que estamos nos preparando ainda mais para o enfrentamento da Covid-19. Nossos esforços são para minimizar a curva de tendência da doença, garantindo assistência a todos os mineiros”, ressalta o governador.


Ambas aquisições foram autorizadas pelo Judiciário, após petições ajuizadas pela Advocacia-Geral do Estado (AGE). Os novos ventiladores pulmonares (Respironics E30, marca PHILIPS) receberam autorização da Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, para tratamento de insuficiência respiratória, inclusive da Covid-19, e foram aprovados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).


Memes


Nos últimos dias o governador de Minas tem se destacado em todo o Brasil por conseguir comprar respiradores para combate ao COVID-19 pela metade do preço do que outros governadores do Brasil. A façanha tem gerado memes que estão sendo compatilhados nas redes sociais.



Participe da nossa enquete

Na sua opinião quem é o culpado pela dívida bilionária que quebrou o estado de Minas Gerais?
Resultados