Dengue assola Minas Gerais; registros até agora dão sinais de que o estado passa por uma epidemia

Dengue assola Minas Gerais; registros até agora dão sinais de que o estado passa por uma epidemia

Dados indicam que o estado de Minas Gerais enfrenta uma epidemia de dengue e outras doenças provocadas pelo Aedes aegypti


O Estado de Minas Gerais caminha para sua quarta epidemia de dengue em 10 anos. Os dados mais atualizados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostra uma explosão no número de ocorrências da doença em 2019.


Para se ter uma ideia, nos primeiros 84 dias do ano, já foram registrados 66.629 casos da doença, um número 20% maior que a soma de todas as ocorrências de dengue registradas nos últimos dois anos.


Caso a média se mantenha ao longo de todo esse ano, os números de ocorrências de dengue no Estado chegarão a 289.445 casos. A maior incidência da história.


Municípios


Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 53 municípios estão com incidência muito alta de casos prováveis de dengue, 40 apresentam incidência alta e 89 municípios com média incidência. A situação mais grave, até o momento, foi registrada em Unaí, a 600 km de Belo Horizonte. A cidade já registrou duas mortes por conta da doença. 


Até o momento, seis pessoas morreram em decorrência de complicações causadas pela dengue em Minas. As outras mortes foram registradas em Arcos, Betim, Passos e Uberlândia. 


O município com maior incidência de casos em relação à população é Felixlândia, a 193 km de Belo Horizonte. Até o momento, a cidade de apenas 15 mil habitantes já registrou 337 ocorrências da doença. Com isso, a incidência de casos no município já é de 2.206 para cada 100 mil habitantes. A cidade de São João Nepomuceno, a 311 km da capitalm mineira, tem 2.008 casos para cada 100 mil habitantes.


 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR