Defesa civil diz que situação da barragem em Itatiaiuçu está 'sob controle'

Defesa civil diz que situação da barragem em Itatiaiuçu está 'sob controle'

Neste sábado (9), a situação em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte, está sob controle depois da evacuação dos moradores do bairro Pinheiros, após suspeita de rompimento da barragem de rejeitos de Serra Azul, da  ArcelorMittal.


A Defesa Civil informou que o monitoramento continua e os riscos estão sendo avaliados, mas não houve nenhuma atualização de sexta (9) para sábado (. Porém, ainda não há previsão de quando os moradores retornarão para suas residências, uma vez que um estudo está sendo desenvolvido pelos órgãos responsáveis para garantir a segurança da população.


De acordo com a AcelorMittal, funcionários da empresa saíram batendo de porta em porta, recomendando a evacuação de cerca de 150 pessoas, que deixaram suas casas - aproximadamente 52 imóveis - e foram acomodados em hotéis da região. 


Ainda segundo a Arcelor Mittal, responsável pela barragem, a evacuação foi solicitada após uma alteração nos critérios de segurança. E, o tenente coronel Flávio Godinho, ressaltou que as medidas estão sendo tomadas para preservar a vida. “É importante falar que não existe nessas cidades nenhum rompimento de barragem. Essa medida foi para preservar vidas que ali estão, pra que não acontecesse nenhum rompimento de barragem e novas tragédias como a que aconteceu em Brumadinho. É uma forma de prevenção, de respeito a vida e de preservação a vida”, afirmou.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR