Coronavírus provoca 80 mil demissões no setor de bares e restaurantes em Minas

Coronavírus provoca 80 mil demissões no setor de bares e restaurantes em Minas

Cerca de 600 mil trabalhadores de bares e restaurantes foram demitidos em todo o país em razão da pandemia de covid-19, sendo 80 mil em Minas, segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR). O setor emprega aproximadamente 6 milhões de pessoas no Brasil e precisou ter estabelecimentos fechados para evitar aglomerações e mais contaminações pela doença.


O presidente da ANR, Cristiano Melles, afirma que 61% dos bares e restaurantes demitiram neste período e 18% não reabrirão após a crise. “Tivemos um alento que foi a MP de proteção ao emprego, em que você pode suspender o contrato de trabalho ou reduzir a jornada de trabalho e o governo paga parte dessa diminuição do salário. [Essa medida] é tímida. Precisamos alterá-la para 150 dias”, disse.


Ele acredita que, mesmo após o período de isolamento social, a retomada do setor não será imediata. “Vamos seguir a solicitação do Ministério da Saúde, provavelmente com uma disposição de mesas de 1,5 metro de distância. Vamos cair para 50% no número de mesas, então o faturamento vai ser muito baixo”, afirmou.


“Estamos trabalhando numa série de medidas. Precisamos buscar capital de giro, renegociação de aluguéis, para que a gente consiga se reerguer após a passagem da quarentena”, explicou.


* com informações da Rádio Itatiaia

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR