Coreia do Norte realiza explosões e diz ter destruído central de testes nucleares

Coreia do Norte realiza explosões e diz ter destruído central de testes nucleares

Base de Punggye-ri, onde a Coreia do Norte realizou seus testes nucleares


A Coreia do Norte realizou uma série de explosões nesta quinta-feira (24) na central de Punggye-ri, no ato que o país classificou como a demolição do local onde realizou seus seis testes nucleares nos últimos anos.


Diante da presença de jornalistas estrangeiros, o regime realizou as explosões em três túneis subterrâneos do local e torres de observação. Segundo a Associated Press, que acompanhou o ato, o regime aparentemente busca a divulgação das imagens dessa demolição para cumprir a promessa de encerrar a central nuclear. A maior parte das equipes de reportagem são de televisão.


Há, no entanto, desconfiança das reais intenções da Coreia do Norte, que não permitiu a presença de inspetores e especialistas no local. Os jornalistas, de cinco países diferentes (EUA, Coreia do Sul, China, Rússia e Reino Unido) também foram proibidos de levar telefones via satélite e detectores de radiação.


Especialistas já alertavam desde o anúncio do fechamento do local que a Coreia do Norte controlaria o ambiente para permitir apenas a divulgação de imagens favoráveis ao regime.


A Coreia do Norte era o único país que ainda realizava testes subterrâneos antes do fechamento da central de testes.


O país disse que o processo de demolição envolveria o fim de todos os túneis com explosões, bloqueando completamente suas entradas, removendo todas as instalações de observação e pesquisa e derrubando estruturas usadas para guardar o local.


Demolição pode interessar ao regime
O fechamento de Punggye-ri, na região montanhosa do país, foi anunciado por Kim como um ato de abertura do regime às demandas de Estados Unidos e da comunidade internacional, dias antes da cúpula prevista entre o líder norte-coreano e Donald Trump em 12 de junho, em Singapura - e que aaagora, segundo os dois países, pode ser adiada ou mesmo cancelada.


A Coreia do Norte realizou seis testes nucleares subterrâneos desde 2006, todos em Punggye-ri. Sua mais recente e mais poderosa explosão, que o Norte alega ter sido de uma bomba de hidrogênio, foi em setembro do ano passado.


O desmantelamento marca o fim para o último local ativo do mundo para testes subterrâneos e oferece algumas ideias importantes sobre o tom de Kim no momento em que ele prepara o palco para a possível reunião com Trump.


Entretanto, alguns analistas acreditam que destruindo os túneis da base, o governo norte-coreano destrói também as provas de experiências anteriores realizadas no local, sem que os inspetores internacionais possam, por exemplo, obter amostras necessárias.(Com agências internacionais)

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir