Coreia do Norte divulga imagens de Kim Jong-un para afastar boatos sobre saúde

Coreia do Norte divulga imagens de Kim Jong-un para afastar boatos sobre saúde

A imprensa norte-coreana divulgou nesta quarta-feira (26) imagens de Kim Jong-un presidindo uma reunião sobre o coronavírus e a chegada iminente de um tufão ao país, no momento em que o estado de saúde do dirigente alimenta todo tipo de especulações no exterior.


O serviço de inteligência sul-coreano afirmou que líder norte-coreano delegou parte de suas prerrogativas à irmã Kim Yo-jong devido ao “estresse”.


Um ex-assessor do falecido presidente sul-coreano Kim Dae-jung chegou a afirmar no Facebook que pensava que Kim estivesse em coma, mas sem apresentar qualquer prova.


Kim, no entanto, apareceu para presidir a importante reunião da comissão do Partido dos Trabalhadores, que teria acontecido na terça-feira para abordar as maneiras de enfrentar a pandemia, informou a agência oficial KCNA.


A Coreia do Norte, que fechou rapidamente as fronteiras quando teve início a propagação da Covid-19 na vizinha China, não confirmou nenhum caso de contágio em seu território. Uma epidemia seria desastrosa no país, com infraestruturas de saúde insuficientes.


O jornal “Rodong Sinmun” publicou fotografias da reunião da comissão, que mostram Kim vestido de branco e discursando aos colaboradores. Em uma imagem ele parece estar fumando.


Kim admitiu “algumas lacunas” na prevenção e pediu medidas mais contundentes para remediar as “carências”, de acordo com a KCNA.


No mês passado, Pyongyang ordenou o confinamento da cidade de Kaesong, próxima da fronteira com a Coreia do Sul, e afirmou que um desertor foi detido depois de entrar ilegalmente a partir do território sul-coreano e que ele era suspeito de ser positivo para o novo coronavírus.


As restrições foram retiradas posteriormente, e o possível caso de Covid-19 nunca foi confirmado.


A reunião presidida por Kim também abordou as medidas que devem ser adotadas para proteger a população e as colheitas da aproximação do tufão Bavi.


O estado de saúde do líder norte-coreano é um segredo de Estado muito bem guardado, em um país fechado e sem liberdade de imprensa. Os rumores sobre Kim são recorrentes, e até os serviços de inteligência sul-coreanos se equivocam com frequência sobre a situação na Coreia do Norte.


Em abril, os alarmes voltaram a disparar quando Kim não fez aparições públicas por três semanas e nenhuma foto oficial do dirigente foi divulgada durante as celebrações do aniversário de nascimento de seu avô, Kim Il-sung, fundador do regime, uma data muito importante no calendário político norte-coreano.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR