Contas de água da Copasa vão ficar 4,21% mais caras a partir de 2024

Contas de água da Copasa vão ficar 4,21% mais caras a partir de 2024

A partir de 1º de janeiro de 2024, os consumidores de água em Minas Gerais sentirão um aumento nas contas de água da Copasa. Em uma reunião realizada nesta semana, a Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgoto Sanitário (Arsae) aprovou um reajuste tarifário médio de 4,21%. Importante destacar que esse aumento será aplicado de forma linear para todas as categorias de consumidores.


No entanto, há uma exceção para os municípios nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, que são atendidos pela Copanor. Nesses locais, as contas de água ficarão mais baratas, com um efeito tarifário médio de -7,68% de revisão tarifária.


Vale ressaltar que em 2023, o reajuste tarifário médio havia sido significativamente maior, atingindo 15,70%. Esse aumento foi calculado com base na inflação acumulada e no aumento das contas de energia.


É importante notar que a votação sobre esse reajuste ocorre em um momento em que o consumo de água está em alta devido à onda de calor que atingiu Minas Gerais na última semana. A Copasa chegou a emitir um alerta sobre a possibilidade de escassez de água em Belo Horizonte e na região metropolitana.

Participe da nossa enquete

Na sua opinião quem é o culpado pela dívida bilionária que quebrou o estado de Minas Gerais?
Resultados