Contagem passa a oferecer tratamento que reduz chances de contração do vírus HIV

Contagem passa a oferecer tratamento que reduz chances de contração do vírus HIV

A partir desta segunda-feira, Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passa a oferecer o tratamento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um medicamento voltado para quem corre mais risco de contrair o vírus HIV, causador da Aids.


A PrEP é a combinação de medicamentos que bloqueiam alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo. A medicação pode impedir que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo. Porém, o tratamento só tem efeito com o uso diário dos comprimidos. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento na corrente sanguínea para os bloqueios.


De acordo com o coordenador do programa IST/Aids de Contagem, Paulo Henrique Teixeira, 16 pessoas já agendaram atendimento na unidade, que precisa ser feito pessoalmente. "O paciente vem, marca a consulta, passa pela enfermeira, ela avalia o paciente, ele já sai marcado para o médico, onde já são realizado os exames de função renal, de testagem de HIV e é ofertado o medicamento para ele".


O público-alvo da medicação são transexuais, profissionais do sexo, parceiros com soros diferentes, gays e homens que fazem sexo com homens, grupos apontados pelo Ministério da Saúde com mais chance de contrair o HIV.


A unidade de tratamento fica no Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, na avenida João César de Oliveira, 2.889, no bairro Eldorado. Além de Contagem, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Passos, Uberaba e Uberlândia oferecem o tratamento PrEP.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar