Considerada um dos 'cabides de empregos' do governo de Minas, Agência Metropolitana deixa de funcionar em Ipatinga

Considerada um dos 'cabides de empregos' do governo de Minas, Agência Metropolitana deixa de funcionar em Ipatinga

Órgão funcionava na avenida Zita de Oliveira no Centro de Ipatinga


A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) suspendeu suas atividades hoje após a publicação no Diário Oficial do Decreto 47.608, assinado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) que exonerou todos os cargos comissionados do estado.


Na ARMVA estavam lotados 17 funcionários comissionados com salários que chegavam a quase 10 mil mensais. A maioria destes funcionários eram indicados por partidos políticos e deputados, muitos sem nenhuma qualificação para o cargo.

A ARMVA foi criada no governo Anastasia para realizar  a integração das quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA): Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. De lá até hoje entretanto a autarquia falhou no seu objetivo principal.


Após décadas de funcionamento, o Plano Diretor de desenvolvimento integrado (PPDI) cuja elaboração se arrastava a anos, chegou a ser apresentado, já no apagar das luzes, após a derrota do ex-governador Pimentel (PT).


A nova gestão Zema deverá avaliar a real necessidade desta autarquia. A tendência é de que, de acordo com a política de redução de gastos anunciada pelo novo governo, ela seja extinta definitivamente.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR