Como esta Brumadinho hoje

Como esta Brumadinho hoje
Em 25 de janeiro de 2019 ocorreu o rompimento da barragem de Brumadinho, esse acidente alem de ter devastado a cidade de Brumadinho deixou 270 mortos e mais onze pessoas desaparecidas. Já se passou algum tempo apos o desastre mas será que houve alguma mudança, será a que o povo da cidade está recebendo ajuda ou será que continua do mesmo jeito no video de hoje eu irei falar sobre isso.

•A historia de Brumadinho.
Tudo começou com o surgimento do distrito de Brumadinho em 1923, mas em 17 de dezembro de 1938, que o local foi emancipado assim se tornado uma cidade.
O seu nome deve-se às brumas comuns em toda região montanhosa em que se situa o município especialmente no período da manhã.

Um tempo depois o município desmembrou-se de Bonfim e integrou-se na região metropolitana de Belo Horizonte, com o passar do tempo a cidade foi crescendo e se abrindo para diversas indústrias dentre elas teve a Ferteco Mineração que em 1976 construiu A Barragem I da Mina Córrego do Feijão que tinha como finalidade a disposição de rejeitos provenientes da produção.

A barragem foi adquirida pela Vale em 27 de abril de 2001, A altura da barragem era de 86 metros e o comprimento da crista era de 720 metros. Os rejeitos dispostos ocupavam uma área de 249,5 mil metros quadrados e o volume disposto era de 11,7 milhões de metros cúbicos.

•A tragedia de Brumadinho.
no início da tarde do dia 25 de janeiro, a barragem rompeu-se, liberando 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, sem que nenhuma sirene de perigo fosse emitida.

O rompimento aconteceu de forma tão inesperada que não foi possível retirar a população e os funcionários da Vale do local. Dessa forma, dezenas de pessoas morreram e várias casas foram destruídas.

Muitas pessoas morreram em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho. Totalizando de 259 a 270 e mais 11 pessoas desaparecidas.

Nos resgates estavam presentes alem da policia militar, defesa civil e corpo de bombeiros militar de minas gerais, tinha bombeiros dos estados do Rio de Janeiro, Goias, Maranhão, Bahia, e no dia 27 de janeiro chegaram militares de Israel para ajudar nos resgates.

Não podemos deixar de frisar que as mortes não foram apenas de seres humanos, vários animais morreram em consequência dessa tragédia.

A grande quantidade de lama liberada com o rompimento da barragem em Brumadinho desencadeou enormes impactos ambientais negativos.

A Fauna e flora foram afetadas Com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, uma grande quantidade de lama foi liberada, arrastando a vegetação e matando vários animais. O Instituto Estadual de Florestas divulgou nota em que informa que a área de vegetação impactada representa 147,38 hectares.

A lama liberada com o rompimento da barragem apresenta em sua composição ferro e sílica, que irá alterar a composição original do solo da região. Além disso, quando a lama secar, será formada uma camada dura no solo, como se fosse uma capa. Dessa forma, o desenvolvimento de vegetação e a fertilidade do solo serão prejudicados.

A lama liberada pelo rompimento da barragem afetou o rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco. Como consequência, animais e plantas aquáticas morreram em decorrência da redução da quantidade de oxigênio na água. Além de causar a morte do rio, a lama torna a água imprópria para consumo humano. Dados iniciais de monitoramento realizados pelo Governo de Minas Gerais informaram que a água apresenta riscos à saúde dos seres humanos e de outros animais.

•Como esta Brumadinho hoje.
Bom já se passou algum tempo apos o desastre, e a cidade ainda continua devastada, mesmo que a lama tenha afetado apenas um parte do município mas foi o suficiente para destruir a sanidade mental de boa parte da população, alem das 270 pessoas que morreram com essa tragedia, muitos moradores tomam remédios para dormir ou antidepressivos, pois já que a cidade é pequena tudo mundo ali se conhece, e muitos deve ter alguma relação com as vitimas seja com parente ou como amigo, a Secretaria Municipal de Saúde constatou um aumento no número de suicídios e tentativas no município, principalmente entre as mulheres, Ao todo foram 39 tentativas de suicídio, sendo 11 entre homens e 28 entre mulheres, nove a mais do que no mesmo período do ano passado, uma alta de 23%.

a lama afateou não só os municípios vizinhos como também a vida dos pequenos agricultores da região como o caso do hélio murta um senhor de 72 anos que cultivava mandioca, banana, cará e mel alimentos esse que o seu hélio vendia no centro de Brumadinho, a pecuária também foi afetada o que gerou uma queda na venda de porcos e galinhas.

Então essa é a cidade de Brumadinho hoje uma cidade que chamava a atenção de muitos turistas belas suas belezas naturais hoje chama a atenção do Brasil por causa do descaso de uma empresa estatal.


até o próximo video e fiquem com deus

Assista ao Vídeo

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

De Olho no Fato