Chuvas em Minas: chega a 45 o número de mortos; 18 estão desaparecidos

Chuvas em Minas: chega a 45 o número de mortos; 18 estão desaparecidos

A Defesa Civil de Minas Gerais atualizou na manhã desta segunda-feira o número de mortos devido às fortes chuvas que atingiram o estado mineiro nos últimos dias. São 45 mortos e 18 desaparecidos. Além disso, o estado possui 2.557 desabrigados (que ficarão em abrigos), e 12.560 desalojados (que ficarão em casas de amigos e parentes).


Belo Horizonte é a cidade com o maior número de mortos (13), seguido por Betim (seis) e Ibirité (cinco). Alta Camparaó (quatro), Alto Jequitibá (três), Simonésia (três), Luisburgo (dois), Contagem (dois), Pedra Bonita (dois), Carangola (um), Divino (um), Manhuaçu (um)Santa Margarida (um) e Tocantins (um) completam a lista. 


O número de cidades mineiras em situação de emergência chegou a 101, conforme informação divulgada na manhã desta segunda-feira pelo coordenador ajunto da Defesa Civil Estadual, tenente Flávio Godinho.  A medida tem validade de 180 dias e, na prática, os municípios ficam dispensados de licitações para tomar providências. Também facilita o recebimento de recursos vindos do governo federal.


No domingo, o ministro da Integração Regional, Gustavo Canuto, divulgou que o governo federal possui R$ 90 milhões disponíveis para liberação imediata aos municípios atingidos por chuvas. “Neste momento o mais importante é que a burocracia não possa impedir que os recursos cheguem e as famílias possam ser atendidas. O prioritário agora é a assistência e o socorro”, disse.


Conforme o ministro, após decretado situação de emergência, os municípios devem fazer um levantamento da demanda e apresentar um projeto para que seja liberado o recurso.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar