Censo 2022: Não responder ao IBGE pode render multa de R$ 12 mil

Censo 2022: Não responder ao IBGE pode render multa de R$ 12 mil
Em agosto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou o Censo Demográfico 2022, levantamento sobre o perfil e densidade populacional do país. Como a última pesquisa foi realizada em 2010, é comum surgirem diversas dúvidas sobre o papel de cada cidadão na pesquisa.

No entanto, informações do portal g1 apontaram que os recenseadores estão tendo dificuldades com moradores de algumas regiões do país. Um deles é a Av. Beira Mar, ponto turístico de Recife, onde os profissionais do IBGE sequer conseguem passar pelas portarias dos condomínios de luxo do bairro.


O que muitos brasileiros não sabem é que responder ao IBGE é uma obrigação legal, conforme apontado pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968. “Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE”.


Quem se recusar a prestar as informações solicitadas ou mentir nas respostas está sujeito a pagar multa de até dez vezes o valor do salário-mínimo, se for infrator primário; se reincidente, pode ser cobrado até o dobro desse valor. Caso o cidadão informe os dados dentro do prazo fixado no auto da infração, consegue escapar da cobrança. Mas mesmo que o valor seja desembolsado, a pessoa continua sendo obrigada a participar do levantamento.


Participação online


Muitas pessoas alegam não receber o pesquisador do IBGE por medo de falsos profissionais ou até mesmo porque querem evitar contato com desconhecidos em uma época de pandemia. Para esses casos, é possível responder à pesquisa por telefone ou pela internet.


Para ter essa opção, é preciso solicitar diretamente ao recenseador, que entregará um ticket com validade de sete dias para a sua participação via internet. É possível ainda enviar as respostas também pelo site oficial ou por telefone, no número 0800 721 8181.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR