Campo Grande emite alerta sobre vírus MVD, da mesma família do Ebola

Campo Grande emite alerta sobre vírus MVD, da mesma família do Ebola

A prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, emitiu alerta sobre a doença do vírus de Marburg (MVD), pertencente à mesma família do vírus do Ebola. O informe, publicado em 2 de outubro, é direcionado aos agentes de saúde do município. 


Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em surtos anteriores, a doença, altamente transmissível, apresentou taxa de letalidade de até 88%. 


Sintomas 


O MVD está associado a febre alta, dor de cabeça severa e mal-estar grave. Dores musculares são uma característica comum. Diarreia severa, dor abdominal e cólicas, náuseas e vômitos também podem ocorrer após alguns dias.


"O aparecimento de pacientes nesta fase foi descrito como semelhantes a “fantasmas”, olhos profundos, rostos sem expressão e letargia extrema. Muitos pacientes desenvolvem manifestações hemorrágicas graves den- tro de 7 dias, e os casos fatais geralmente tem sangramento, muitas vezes de múltiplas áreas", afirma o comunicado.


Transmissão 


O vírus é transmitido aos humanos por meio exposição prolongada a minas ou cavernas habitadas por colônias de morcegos. Infectado, um indivíduo pode se espalhar por transmissão humano-humano, por meio do contato direto (pele ou mucosas) com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas, e com superfícies e materiais (roupas de cama, roupas) contaminados com esses fluidos ou animais selvagens (macacos e morcegos frugívoros).

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar