Campanha nacional de vacinação contra a influenza atinge apenas 40,69% do público-alvo

Campanha nacional de vacinação contra a influenza atinge apenas 40,69% do público-alvo

A campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) chegou ao fim nesta quarta-feira (31), porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 40,69% do público-alvo foi imunizado. Diante disso, o Ministério orientou os estados e municípios a ampliarem o calendário e continuarem com as imunizações enquanto houver estoques de vacinas disponíveis.


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do Movimento Nacional pela Vacinação e convocou a união de todos os envolvidos, incluindo o Ministério, os estados, os municípios e a sociedade civil. A ideia é retomar a confiança da população nas vacinas e promover uma maior adesão à imunização.


A imunização contra a influenza é fundamental para prevenir casos graves da doença. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento foram aplicadas 35,2 milhões de doses da vacina, alcançando os grupos prioritários, como idosos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, profissionais de saúde, puérperas e professores, entre outros.


Entre os estados, o Amapá obteve a melhor cobertura vacinal, atingindo 85,2% do público-alvo, sendo o único a superar 75%. Por outro lado, Acre, com 19,3%, e Roraima, com 24,3%, foram os únicos estados a registrar uma cobertura inferior a 25%.


No Rio de Janeiro, a cidade decidiu prorrogar a vacinação além do prazo estabelecido. Agora, qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode receber a imunização. A vacina contra a gripe está disponível nas 237 unidades de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Ainda que a campanha nacional de vacinação contra a influenza tenha chegado ao fim, é fundamental que as autoridades de saúde continuem incentivando a imunização, conscientizando a população sobre a importância de se proteger contra a gripe e garantindo que a vacina esteja disponível para todos enquanto houver estoques disponíveis. A colaboração de todos os envolvidos é essencial para alcançar uma cobertura vacinal satisfatória e proteger a saúde da população.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR