Câmara dos Deputados adia votação de medida provisória que reorganiza ministérios

Câmara dos Deputados adia votação de medida provisória que reorganiza ministérios

A votação da medida provisória que reorganiza os ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi adiada para esta quarta-feira (31) pela Câmara dos Deputados.


A medida provisória, editada por Lula em janeiro, tem como objetivo criar novos ministérios e redistribuir órgãos e atribuições entre as pastas existentes.


Medidas provisórias entram em vigor assim que são publicadas. No entanto, caso não sejam aprovadas pelo Congresso em um prazo de 120 dias, perdem sua validade. Nesse caso, o prazo se encerra à meia-noite desta quinta-feira (1º) para sexta-feira (2).


Inicialmente, os articuladores políticos do Planalto planejavam votar o texto ainda nesta terça-feira (30). A medida provisória foi incluída na pauta da Câmara, porém não foi votada.


Caso a medida não seja aprovada pela Câmara e pelo Senado dentro do prazo estabelecido, os ministérios criados por Lula deixarão de existir, e o governo voltará a ter a estrutura que tinha durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), justificou que a votação não ocorreu nesta terça-feira devido ao "adiantado da hora", de forma oficial. A expectativa é que a votação ocorra na quarta-feira, para que a medida seja apreciada e não perca sua validade.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar