Cadastro de alunos na rede estadual de ensino para 2021 começa nesta segunda; veja como fazer

Cadastro de alunos na rede estadual de ensino para 2021 começa nesta segunda; veja como fazer

O cadastro de alunos na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2021 começa a partir desta segunda-feira (16), em Minas Gerais. A inscrição deve ser feita pelos pais ou responsáveis no site até o dia 11 de dezembro.


De acordo com o governo do Estado, em municípios que participam do programa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, nos ensinos fundamental e médio, se dará de forma única, ttanto para escolas municipais quanto para estaduais. 


Assim, quando o candidato acessar o sistema para realizar a inscrição, a escola indicada para a realização da matrícula tende a ser a mais próxima da residência do aluno.

Quem pode participar

Podem se inscrever alunos com 6 anos de idade completos, ou que vão completar a idade até o fim de março de 2021, que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental.


Além disso, os estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade do ensino fundamental ou médio, vindos de outras redes que não as redes municipais ou estadual de ensino de Minas Gerais.



Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não vão oferecer em 2021 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar. 



Podem se inscrever, ainda, interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não fizeram a renovação da matrícula.


Inscrição

O cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis, ou o aluno, quando maior de idade.


No ato da inscrição no Sucem, os candidatos deverão fornecer informações gerais como nome completo; endereço; etapa/ano de escolaridade pretendida; indicação de três escolas, exceto nas localidades que contam apenas com uma ou duas unidades de ensino.


Também é necessário informar se há irmãos na mesma escola, estadual ou municipal.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR