Brasil Bate Recorde de Casos de Trombose Venosa em 2023, Revela Levantamento

Brasil Bate Recorde de Casos de Trombose Venosa em 2023, Revela Levantamento

Um levantamento inédito da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) com base em dados do Ministério da Saúde revelou que o Brasil registrou um recorde de casos de trombose venosa em 2023. Nos primeiros oito meses do ano, a média foi de 165 pessoas hospitalizadas por dia na rede pública de saúde para o tratamento da doença.


Entre janeiro de 2012 e agosto de 2023, mais de 489 mil brasileiros foram internados para tratar da trombose. A SBACV destaca a importância da conscientização da sociedade sobre hábitos mais saudáveis e cuidados diários relacionados à saúde vascular.


Os sintomas da trombose incluem inchaço, dor e mudança de coloração na pele, e os fatores de risco envolvem o sedentarismo, uso de pílula anticoncepcional, tabagismo, obesidade e fatores hereditários. A doença pode ter consequências graves, como a embolia pulmonar, com uma taxa de mortalidade acima de 15% nos casos diagnosticados.


O médico Armando Lobato, da SBACV, destaca que a prevenção da trombose requer mudanças de hábitos, como parar de fumar e manter uma boa mobilidade, especialmente para pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir