BH tem mutirão de consultas oftalmológicas para pessoas com diabetes neste sábado

BH tem mutirão de consultas oftalmológicas para pessoas com diabetes neste sábado
Pessoas com diabetes ou que tenham suspeita da doença têm atendimento gratuito em mutirão oftalmológico neste sábado. Os atendimentos são por ordem de chegada. A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com o Centro Oftalmológico de Minas Gerais. Os atendimentos ocorrem na rua dos Goitacazes, 1.777, Barro Preto, das 8h às 12h.

De acordo com a PBH, o atendimento à pessoa com diabetes está disponível em todos os 152 centros de saúde na capital mineira e é realizado pelas 589 Equipes de Saúde da Família. Em casos de maior complexidade, as pessoas são encaminhadas para os centros de especialidade médica. 


Ainda segundo a PBH, a capital mineira oferece exames clínicos realizados pelos médicos e exames laboratoriais para diagnóstico e controle da doença. O foco do controle da diabetes é o monitoramento do nível de glicose no sangue.
 
Também são disponibilizados insumos, medicamentos de uso oral e insulinas para controle da glicemia. Para ter acesso aos atendimentos e insumos é necessário que a pessoa procure o centro de saúde de referência para seu domicílio em Belo Horizonte e faça um cadastro inicial. Atualmente, cerca de 90 mil diabéticos estão cadastrados na Rede SUS-BH.
 
Além da oferta dos insumos e medicamentos, a Prefeitura informa ainda que oferece uma série de ações de promoção a saúde com caráter preventivo e de controle à doença. Nos Centros de Saúde, os pacientes contam com o apoio dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica: farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista e psicólogo. Esta equipe realiza o acompanhamento dos pacientes encaminhados pelas Equipes de Saúde da Família, contribuindo para o controle e prevenção de diabetes.

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir