Banho de cachoeira é registrado como patrimônio cultural em Bueno Brandão, MG

Banho de cachoeira é registrado como patrimônio cultural em Bueno Brandão, MG

O banho de cachoeira de Bueno Brandão (MG) foi registrado como patrimônio cultural do município. Segundo o município, o dossiê produzido para o registro é inédito no Brasil. O registro do bem imaterial foi aprovado em reunião realizada pelo Conselho do Patrimônio local em 12 de novembro e foi registrado no livro dos Saberes, como uma prática sociocultural fortemente arraigada no cotidiano, nos hábitos e na identidade dos moradores de Bueno Brandão.


Segundo a prefeitura, Bueno Brandão é conhecida como a "Cidade das Cachoeiras" e o banho de cachoeira constituiu-se como um costume cotidiano praticado em família e entre amigos pela própria população.


Além disso, inúmeros visitantes, turistas e banhistas buscam o município anualmente para repetir a prática do banho, para usar as cachoeiras como espaço de sociabilidade, de contemplação, de meditação e contato com a natureza, como cenário para fotografias e também para a prática dos esportes de aventura, como o cascading.


"Salvaguardar essa prática sociocultural é uma forma de manter os mananciais d’água ativos e com volume de água suficientes e próprios para banho, sem contaminação química ou biológica, além de motivar a regulação da ocupação consciente do solo de forma harmônica com o bem cultural, assim como proteger as nascentes e as matas ciliares que formam importantes corredores ecológicos, promover a difusão e a educação patrimonial sobre a importância de proteger o bem, e ainda garantir às gerações futuras a recriação constante desse Saber", disse a prefeitura em nota divulgada nas redes sociais. 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR