Arthur Lira teme derrota na votação do PL da Censura e discute adiamento da votação

Arthur Lira teme derrota na votação do PL da Censura e discute adiamento da votação

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), discutirá com lideranças da Câmara, na terça-feira (2/5), a possibilidade de adiar a votação do projeto de lei que cria marco regulatório na internet, o PL da Censura.


Parlamentares dizem que Lira quer avaliar se o projeto, relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), tem os votos necessários para ser aprovado no plenário da Casa. Silva afirmou à coluna que foi chamado para uma reunião com Lira nesta terça, em Brasília. Mas disse desconhecer qualquer decisão sobre adiar a votação do texto.


A preocupação do presidente da Câmara cresceu nos últimos dias. Especialmente após o Republicanos, partido presidido pelo deputado Marcos Pereira (SP), posicionar-se publicamente contra o projeto. Lideranças evangélicas da Casa também pressionam outros parlamentares contra o PL de Orlando Silva. Eles colocaram no ar um placar on-line, que, até o momento, indica a possível derrota do projeto da Censura.


Outro foco de possível virada viria de parlamentares da bancada ruralista, insatisfeitos com a posição do governo Lula, grande defensor do PL da Censura, de fortalecer movimentos sociais como o MST.


Oposicionistas ao projeto ficaram empolgados com o placar da votação do requerimento de urgência, na última terça-feira (25/4). O pedido foi aprovado com um placar de 239 votos favoráveis. Apesar de derrotados, parlamentares de oposição acreditam que esse número seria reversível na votação do mérito da proposta.


Mais emendas parlamentares


Segundo fontes do Congresso Nacional, além das lideranças partidárias, Arthur Lira também deve se reunir com representantes do governo federal para discutir a liberação de emendas parlamentares em troca de apoio a PL da Censura. A medida seria uma forma de tentar garantir mais votos favoráveis à proposta e diminuir o temor de derrota na votação.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR