Araxá ganha voos diários a partir de Belo Horizonte com nova política de fortalecimento de hub aéreo de Minas Gerais

Araxá ganha voos diários a partir de Belo Horizonte com nova política de fortalecimento de hub aéreo de Minas Gerais

O governo de Minas Gerais lançou uma política para impulsionar conexões aéreas regionais, nacionais e internacionais, fortalecendo o hub aéreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Com a medida, a cidade de Araxá passará a receber voos diários vindos da capital mineira a partir de junho deste ano.


O programa estabelece condições para que as empresas aéreas obtenham redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) ou mesmo isenção para abastecimento com querosene de aviação, o que pode representar cerca de 45% dos custos operacionais de uma companhia aérea. Atualmente, as operações internas com querosene de aviação possuem carga efetiva de 11%, podendo chegar ao mínimo de 4%.


A Azul Linhas Aéreas foi a primeira empresa a aderir à nova política estadual e, durante o evento de assinatura, anunciou o voo de Belo Horizonte para Araxá, que deve iniciar no mês de junho, inicialmente com uma aeronave para nove passageiros.


Além das operações de viagens diárias do Aeroporto de Belo Horizonte para Araxá, foram anunciados dois voos semanais de BH para São João del Rei e voos diretos para Divinópolis, com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Também foram anunciados novos voos internacionais saindo de BH, diretos para duas cidades do estado americano da Flórida: três voos por semana do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para Fort Lauderdale, a partir de junho, e dois voos por semana para Orlando, a partir de setembro. A Azul também se tornará a primeira companhia aérea brasileira a ter um voo direto para a ilha caribenha de Curaçao, também a partir de junho.


O governador Romeu Zema destacou a importância da conectividade para o desenvolvimento econômico do estado, afirmando que "ninguém vai em um congresso, em uma feira ou exposição se a dificuldade logística for grande". A BH Airport, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Internacional, foi parabenizada por proporcionar essas oportunidades de desenvolvimento.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR