Após denuncia do Ministério Público, Uaitec é desativado em Santana do Paraíso

Após denuncia do Ministério Público, Uaitec é desativado em Santana do Paraíso

Um enorme caminhão baú foi enviado à Santana do Paraíso para recolher equipamentos de informática e mobiliários usados para o funcionamento do Uaitec (imagem whatsapp)


O Uaitec - Universidade Aberta integrada foi desativado nesta quinta-feira (30) na cidade de Santana do Paraíso. O fato ocorre dias após o Ministério Público impetrar ação na justiça contra a atual prefeita de Santana do Paraíso, Luzia do Kim (PRB), os ex-prefeitos Joaquim Correia (Kim) e Antônio Duarte (Zizinho) e também o vereador José Maria, por irregularidades na locação do imóvel onde funcionava a instituição.


De acordo com a açaõ impetrada pelo MP, a locação do imóvel onde funcionava o Uaitec estava eivada de irregularidades desde o primeiro mandato do ex-prefeito Joaquim Correia de Melo (Kim). Segundo os cálculos do MPMG, entre o ano de 2005 até junho de 2017, o superfaturamento da locação irregular do imóvel chegou a cerca R$ 182 mil.


Todos os envolvidos estão sendo acusados de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa.


Prejuízos para a juventude


A desativação do Uaitec vai acarretar prejuízos sobretudo para a juventude da cidade, já que esta era a única alternativa em Santana do Paraíso de ensino profissionalizante gratuito, inclusive com ensino à distância.


Versão da prefeitura:


Em uma postagem nas redes sociais, o assessor de comunicação da prefeitura de Santana do Paraíso afirma que a desativação do Uaitec não tem relação com a ação proposta pelo MP. Segundo ele o estado que antes arcava com as despesas da Uaitec, agora não quer mais assumir essas despesas e quer que os municípios assumam. Então a prefeitura, sem ter condições de assumir mais compromissos, decidiu encerrar o contrato e por isso o governo estadual mandou recolher os equipamentos.



Veículo do governo de Minas acompanhou todo o procedimento de desativação do Uaitec

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar