Agilizar o atendimento de ocorrências e garantir maior segurança ao policial militar



Agilizar o atendimento de ocorrências e garantir maior segurança ao policial militar

Tecnologia em prol da segurança: 190 Smart, nova ferramenta da PM de gerenciamento de operações em tempo real

O programa 190 Smart foi lançado na tarde desta quinta-feira (18/07), na praça Cesário Alvim, no Centro de Caratinga.
De acordo com tenente Christófori, esta é uma forma de entender a tecnologia como uma oportunidade já que, atualmente, é impossível abrir mão dela. Aproveitar o momento e se cercar de toda ferramenta que visa a integração, as melhores estratégias e a segurança, em primeiro lugar, é essencial para que um trabalho de excelência seja desenvolvido.

As viaturas da sede do 62º Batalhão de Polícia Militar de Caratinga, agora estão equipadas com tablets, com acesso livre a internet móvel, o que facilita a consulta de pessoas, veículos e até confecção de boletins de ocorrência. Há também sistema GPS que traz maior logística e torna o acesso ao local de empenho e a coordenação da operação de cerco e bloqueio mais viáveis.

Além disso, o programa é destinado ao cumprimento das atividades previstas nos cartões programa (planejamento de operações com base nos índices criminais), sem falar que possibilita às viaturas da PM o auto empenho em chamadas de emergência, facilitando assim o deslocamento através da criação de rotas. O 190 Smart é utilizado também para que os policiais, nas funções de comando e coordenação, possam identificar, em tempo real, o cumprimento destas operações pelas viaturas policiais militares, pois as viaturas serão monitoradas através de GPS.

Segundo tenente Christófori, os militares passaram por instrução, onde foram explicadas as funcionalidades do programa, ressaltando que se trata de uma ferramenta inovadora na Polícia Militar, por isso, na fase de implementação, o primeiro passo foi capacitar os profissionais.