Aeroporto do Vale do Aço é fechado pela ANAC

Aeroporto do Vale do Aço é fechado pela ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interditou ontem, totalmente, a pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado no município de Santana do Paraíso. Por meio de nota, a Anac informou que não é possível garantir que o aeródromo reúne condições seguras para receber voos. O órgão abriu processo administrativo para avaliação de aplicação de medida cautelar ao aeroporto.


Problemas na estrutura vieram à tona na última semana, quando a Azul Linhas Aéreas interrompeu seus voos no Aeroporto de Ipatinga, por tempo indeterminado, devido a problemas detectados na pista. Lideranças políticas e empresariais vêm ressaltando que o aeroporto é de grande importância para a região, onde se concentram grandes indústrias, como Usiminas, Cenibra, Aperam e ArcelorMittal.


Ontem, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que publicará, nos próximos dias, processo licitatório para restauração da pista, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG). A medida foi uma determinação do governador Romeu Zema.


A contratação das empresas que realizarão a obra deve ocorrer no menor tempo possível. “A expectativa é de que a regularização do aeroporto ocorra dentro de semanas, com a segurança necessária para os passageiros e funcionários”, diz a nota.


A Setop informou ainda que, assim que foi comunicada sobre a suspensão dos voos da Azul, tomou providências imediatas, incluindo visitas técnicas ao local por equipes do DEER/MG, diálogo com a empresa aérea e lideranças locais.


Segundo a Anac, a interdição total da pista ocorreu após apuração da área técnica da agência sobre problemas existentes nas áreas pavimentadas do aeroporto. “A restrição perdurará até que o operador aeroportuário informe e comprove a correção das não conformidades, ou que tenha implementado as medidas mitigadoras que reduzam o risco a níveis aceitáveis”, diz nota da agência.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR