Advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin Martins, é indicado pelo presidente para vaga no STF

Advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin Martins, é indicado pelo presidente para vaga no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu ao anunciar sua escolha para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula informou aos ministros da Suprema Corte que indicará seu advogado pessoal, Cristiano Zanin Martins, para ocupar o cargo.


A decisão do ex-presidente foi confirmada por fontes no STF e no Palácio do Planalto, segundo informações apuradas pela CNN Brasil. A vaga no STF ficou disponível após a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril deste ano.


A escolha de Zanin se deve à forte relação de confiança estabelecida entre o advogado e Lula durante o período da Operação Lava Jato, em que Zanin atuou na defesa do ex-presidente. Ele foi responsável pelas anulações das condenações de Lula no âmbito da operação.


No entanto, vale ressaltar que a indicação de Cristiano Zanin Martins ainda precisa passar pelo processo de sabatina e aprovação no Senado Federal. Apesar disso, a expectativa é de que o advogado não enfrente grandes resistências no processo de aprovação.


A possível nomeação de um advogado pessoal para o Supremo Tribunal Federal gera debates sobre os limites entre a relação entre advogado e cliente e a atuação no poder judiciário. A indicação de Zanin reforça a relação estreita entre Lula e seu defensor, levantando questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse no exercício da função de ministro da Suprema Corte.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR