Venezuela começa a vender sua criptomoeda, a 'Petro'

Venezuela começa a vender sua criptomoeda, a 'Petro'


Maduro diz que "Petro" pode ajudar Venezuela a sair da crise - REUTERS



O governo da Venezuela, liderado por Nicolás Maduro, lançou oficialmente sua criptomoeda, a "Petro", que é lastreada ao petróleo nesta quarta-feira (21). No primeiro dia de pré-venda, a moeda arrecadou US$ 753 milhões, informou Caracas.


A "Petro" tem como lastro 5,342 bilhões de barris de petróleo e, de acordo com Maduro, pretende gerar um "sistema financeiro mais justo".


O governo tinha decidido que o total de ativos virtuais emitidos seria 100 milhões de petros, sem emissões extraordinárias, e dos quais 82,4 milhões estariam disponíveis para a pré-venda, realizada ontem.


"São 20h32 de 20 de fevereiro e alcançamos uma intenção de compra na pré-venda da ordem de 4,777 bilhões de iuanes, 596 milhões de euros, US$ 735 milhões", afirmou Maduro. 


O presidente alega que a criptmoeda pode ajudar a Venezuela a sair da crise econômica na qual se encontra, além de burlar restrições sofridas por sanções internacionais.


No entanto, especialistas alegam que a "Petro" não deve atrair tantos investidores quanto o governo da Venezuela espera devido à baixa confiança no país.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR