Usiminas estuda nova linha de galvanização em Ipatinga e poderá gerar centenas de novos empregos em 2 anos

Usiminas estuda nova linha de galvanização em Ipatinga e poderá gerar centenas de novos empregos em 2 anos

A Usiminas está estudando a viabilidade de construção de uma terceira linha de galvanização em sua usina em Ipatinga (MG) e uma retomada parcial na produção de aço bruto em Cubatão (SP), afirmaram executivos da companhia nesta sexta-feira.


“Caso consigamos obter aprovação do conselho (de administração) entre o fim deste ano e início do ano que vem, os dois investimentos levariam dois anos para implementação, entregando os primeiros resultados a partir de 2021”, disse o vice-presidente financeiro da Usiminas, Ronald Seckelmann, em teleconferência com analistas, sem estimar valores de investimento.


No caso da terceira linha de galvanização, processo que torna o aço menos sujeito à corrosão, o presidente da Usiminas, Sergio Leite, afirmou que atualmente a empresa tem usado 100 por cento de sua capacidade de galvanização de 1 milhão de toneladas por ano, localizada em Ipatinga. Tipicamente, uma nova linha de galvanização tem capacidade para 400 mil a 500 mil toneladas por ano.


“A terceira linha de galvanização é mais concreta (que a reativação de produção de aço em Cubatão)”, disse o executivo, acrescentando que a probabilidade maior é que esta nova linha seja construída em Ipatinga.


“É mais concreto porque estamos operando à plena capacidade e o mercado está crescendo, com o setor automotivo avançado, tem espaço no mercado para colocarmos uma nova linha”, disse Leite.


A Usiminas divulgou nesta manhã o melhor resultado trimestral dos últimos sete anos, com lucro líquido de 157 milhões de reais e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 641 milhões.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR