Temer encaminha carta para cada deputado se dizendo vítima de golpe

Temer encaminha carta para cada deputado se dizendo vítima de golpe

O presidente Temer encaminhou uma carta para cada um dos deputados em que afirma ser vítima de um golpe. Os deputados governistas esperam começar nesta terça-feira (17) a discussão do parecer que pede o arquivamento da denúncia por obstrução de Justiça e organização criminosa.


Na Câmara, a estratégia do governo não muda: aliados do presidente Michel Temer desqualificam o delator Lúcio Funaro.


“O senhor Funaro é um criminoso. Ele tem um nível também de psicopatia”, disse o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).


E assim eles mantêm a confiança de que não vão perder votos na Comissão de Constituição e Justiça, que ainda esta semana deve votar o parecer do deputado Bonifácio de Andrada, do PSDB, que é pelo arquivamento da autorização para investigar o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.


“Não muda absolutamente nada. Nós temos um número de votos, eu diria para vocês, muito consolidado dentro da Comissão de Constituição e Justiça para votar o relatório do deputado Bonifácio de Andrada e indicar para o plenário o arquivamento da denúncia. É lógico que você tem muitas vezes marolas feitas por parte da oposição”, disse o deputado Beto Mansur (PRB-SP), vice-líder do governo.


A oposição aposta num cenário diferente. Diz que o desgaste político do governo aumentou, com a divulgação dos vídeos da delação de Lúcio Funaro e a operação de busca e apreensão na casa e no gabinete do deputado Lucio Vieira Lima, do PMDB, irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima.


“Nós vamos ter na CCJ alguns membros que vão estar suscetíveis aos vídeos que foram tomados de conhecimento da sociedade, vão estar suscetíveis à essa busca e apreensão feita na casa dos Vieira Lima, demonstrando claramente que existia uma organização criminosa, que existia a obstrução da Justiça”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).


Com isso, espera tirar votos do governo. “A situação de Michel Temer nessa semana, que parecia tranquila para o engavetamento da denúncia, ficou instável. Ficou mais perigosa. E, na verdade, os deputados vão estar sendo observados pela opinião pública, pela população”, afirmou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).


Ainda processando o impacto da divulgação dos vídeos da delação de Funaro, o presidente Michel Temer enviou uma carta para deputados e senadores. Nela, ele se diz indignado.


“A minha indignação é que me traz a você. São muitos os que me aconselham a nada dizer a respeito dos episódios que atingiram diretamente a minha honra. Mas, para mim, é inadmissível. Não posso silenciar. Não devo silenciar. Tenho sido vítima desde maio de torpezas e vilezas que pouco a pouco, e agora até mais rapidamente, têm vindo à luz.”


Depois, afirma que é vítima de uma conspiração para tirá-lo do cargo.


“Jamais poderia acreditar que houvesse uma conspiração para me derrubar da Presidência da República. Mas os fatos me convenceram. E são incontestáveis.”


O presidente cita várias entrevistas e depoimentos de investigados para tentar desqualificar o trabalho do ex-procurador-geral Rodrigo Janot.


A gravação de Joesley Batista


“Começo pelo áudio da conversa entre os dirigentes da JBS. Diálogo sujo, imoral, indecente, capaz de fazer envergonhar aqueles que o ouvem. Quem o ouviu verificou uma urdidura conspiratória dos que dele participavam demonstrando como se deu a participação do ex-procurador-geral da República, por meio de seu mais próximo colaborador, doutor Marcello Miller.”


O procurador Ângelo Goulart


“Também veio a conhecimento público a entrevista de outro procurador, Ângelo Goulart Vilela, que permaneceu preso durante 76 dias, sem que fosse ouvido. Nela, evidenciou que o único objetivo do ex-procurador-geral era ‘derrubar o presidente da República’.


Entrevista de Eduardo Cunha


“Em entrevista à revista Época, o ex-deputado Eduardo Cunha disse que a sua delação não foi aceita porque o procurador-geral exigia que ele incriminasse o presidente da República. Esta negativa levou o procurador Janot a buscar alguém disposto a incriminar o presidente. Que, segundo o ex-deputado, mentiu na sua delação para cumprir com as determinações da PGR. Ressaltando que ele, Funaro, sequer me conhecia.”


Ataques a Funaro


“E, agora, trazem de volta um delinquente conhecido de várias delações premiadas não cumpridas para mentir, investindo contra o presidente, contra o Congresso Nacional, contra os parlamentares e partidos políticos.”


Ele voltou a dizer que é vítima de ataques e desqualifica a denúncia.


“Sou vítima de uma campanha implacável com ataques torpes e mentirosos que visam a enlamear meu nome e prejudicar a República. O que me deixa indignado é ser vítima de gente tão inescrupulosa. Mas estes episódios estão sendo esclarecidos. É um desabafo, é uma explicação para aqueles que me conhecem e sabem de mim. É uma satisfação àqueles que democraticamente convivem comigo. Afirmações falsas, denúncias ineptas alicerçadas em fatos construídos artificialmente e, portanto, não verdadeiros, sustentaram as mentiras, falsidades e inverdades que foram divulgadas. As urdiduras conspiratórias estão sendo expostas. A armação está sendo desmontada.”


Ele cita números da recuperação da economia


“É preciso restabelecer a verdade dos fatos. Foi a iniciativa do governo, somada ao apoio decisivo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que possibilitou a retomada do crescimento no país.”


E termina com um apelo.


“Em toda a minha trajetória política a minha pregação foi a de juntar os brasileiros, de promover a pacificação, de conversar, de dialogar. Não acredito na tese do ‘nós contra eles’. Acredito na união dos brasileiros. Na certeza de que a verdade dos fatos será reposta, agradeço a sua atenção.”

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar