'Recebi com muita surpresa', lamentou secretária de educação de Santana do Paraíso ao ser comunicada de sua exoneração

'Recebi com muita surpresa', lamentou secretária de educação de Santana do Paraíso ao ser comunicada de sua exoneração

Após a notícia da sua exoneração do cargo de secretária de educação da prefeitura de Santana do Paraíso, Claudimar Alves concedeu entrevista ao Portal Minas para fazer um balanço de seu período à frente da secretaria e os motivos que levaram ao seu desligamento da pasta. Confira:


PORTAL MINAS: Você ocupou a secretaria de educação do município por cerca de 1 ano e 3 meses. Faça um breve balanço desse período em que você esteve à frente da educação em Santana do Paraíso.


CLAUDIMAR:  Foi uma honra pra mim ao receber o convite da prefeita Luzia para assumir a pasta da Educação em outubro de 2016 aceitei com muita responsabilidade, porem sabendo dos desafios. Logo no mês de novembro acompanhei todo o processo de transição do governo e já em janeiro, iniciei importantes ações. Vou destacar algumas: legalização e autorização defuncionamento dos Cemeis de Ipaba e Jardim Vitória e mudança de imóvel. Investimos quase 300 mil mensais na Educação Infantil ofertando material didático de qualidade para as crianças e isso se mantém atualmente. Ampliamos o número de vagas nos Cemeis, não o suficiente, porém o possível. Mudamos para o turno vespertino o funcionamento da escola do Achado a pedido da comunidade. Aquisição de equipamentos e móveis para todas as unidades escolares. Adquirimos quadro branco nas escolas eliminando o pó de giz. Garantimos uma merenda de qualidade.
Estendemos as aulas de informática para as turminhas de 1 aninho garantindo módulo aos professores. Ar condicionado para a sala de atendimento nas escolas estão sendo instalados. Projetos de intervenção. Contratamos professores de apoio para alunos laudados – PDI. Estagiários para todas as unidades de ensino possibilitando um pouco mais de apoio aos professores principalmente nos CEMEIS. Aplicação dos recursos da Educação como os 25% exclusivamente na Educação. Suporte contábil para os diretores. Criei o projeto Caminhando com a Educação que oportuniza a comunidade expor suas angustias, ideias, sugestões e reclamações. Capacitações e treinamentos para os profissionais da Educação. Aquisição e instalação de sistema de segurança nas unidades. Dentre outros, mas, por último quero destacar o papel participativo dos pais e comunidade que sempre foram presentes e ajudaram muito na nossa gestão. Enfim, trabalhei muito, muito mesmo. Mais de 12 horas por dia, finais de semana, mas deixei plantado vários projetos e ações em 2017 que florescerão em 2018, caso o novo gestor dê continuidade. O importante é que a Educação foi levada a sério. Deixei a cadeira com muita leveza, porque sempre encarei meu cargo como uma forma de abençoar pessoas, fortalecera educação e garantir para a nossa comunidade que a Educação ainda é a única formade construímos um mundo melhor.


PORTAL MINAS: Quais foram os motivos que levaram a sua exoneração do cargo?


CLAUDIMAR:  Adianto que não foi o Processo Seletivo a causa da minha exoneração. Só pra esclarecer sobre o processo seletivo 01/2018 foi uma decisão de governo. Construído pelo o corpo de advogados, gabinete, prefeita e secretários. Foi executado com a maior transparência. Há uma comissão autorizada por Portaria que conduziu todo o processo. Nunca decidi nada sozinha, pelo contrário, a comissão o fez, respaldado pelo governo. O mesmo foi suspenso não por irregularidades na condução e sim pelo fato de Sindicato entender através da Lei 544/2011 que o processo feria o direito dos efetivos a dobrar na rede, conforme consta na lei e que devia abrir Concurso Público. O poder judiciário teve o mesmo entendimento do sindicato emitindo então a liminar suspendendo o Processo.


Sobre a minha exoneração, recebi com muita surpresa, visto que minha relação com a prefeita era de muita proximidade e lealdade. E todas as minhas decisões frente a secretaria eram construídas em equipe e junto ao governo. Em nenhum momento provoquei situações de vergonha ou prejuízo político para a prefeita. O meu objetivo foi em todo o tempo promovê-la, dando a ela visibilidade e notoriedade em cada ação da educação. Meu nome não aparecia e sim o dela porque entendo ser esse o papel de alguém que exerce tal cargo. Porem de acordo com a chefe de gabinete Neli Gomes e a prefeita Luzia eu desempenhei com muita competência, dedicação e responsabilidade a minha função e que a educação trouxe muitas alegrias e ótimos resultados, entretanto, eu não atendi os interesses do governo.


Agradeço a prefeita pela oportunidade, pois cresci e aprendi. Sou daqui né, amo minha cidade e torço para que o próximo gestor atenda as expectativas da prefeita e seu governo.


PORTAL MINAS: Quais são os seus projetos para o futuro e o que você espera do seu sucessor?


CLAUDIMAR: Bom. Sou professora efetiva na rede. Retorno para sala de aula onde exercerei da mesma forma minha função defendendo uma educação de qualidade com a mesma responsabilidade, competência e dedicação de sempre. Sou estudantede pós-graduação em Gestão Publica e continuarei investindo em conhecimentos.


Quanto ao novo secretário torço pra que tenha sucesso, dê continuidade aos projetos que iniciamos e lute na defesa pelos recursos da Educação, direitos e deveres também

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir