Operação contra 'gatos' na rede elétrica tem inspeção em 11 pontos de Nova Resende, MG

Operação contra 'gatos' na rede elétrica tem inspeção em 11 pontos de Nova Resende, MG

Uma operação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) inspeciona pelo menos 11 pontos com suspeitas de "gato" na rede elétrica de Nova Resende (MG), nesta segunda (23) e terça-feira (24).


O trabalho de investigação de fraudes e ligações clandestinas é feito por 150 funcionários da Cemig em todo o estado. Ao todo, em Minas Gerais, serão 400 inspeções, além de 5,2 mil cortes de energia elétrica por inadimplência. Segundo a empresa responsável pelo fornecimento e manutenção da rede elétrica no estado, no ano passado, o Sul de Minas recebeu mais de 3,6 mil inspeções.


Nestes locais, foram quase 1,2 mil irregularidades encontradas. A companhia estima que o prejuízo com os “gatos” seja de R$ 300 milhões por ano. Entre os problemas causados pelas ligações irregulares, estão a sobrecarga na rede, acidentes e queda de qualidade na energia.


Quem for pego na prática de fraude deve responder pelo crime, que prevê multas e pena de um a oito anos de prisão. Também é obrigatório o pagamento da energia considerada furtada. As denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas pelo telefone 116.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR