Número de mortes por incêndios na Califórnia sobe para 35

Número de mortes por incêndios na Califórnia sobe para 35


Cidade de Calistoga enfrenta uma das maiores ameaças; 5 mil foram evacuados - Reuters



Subiu para 35 o número de mortos na série de incêndios florestais que atingem a Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, desde o começo da semana. Os bombeiros alcançaram progressos neste sábado (14) no combate às chamas, mas disseram que o número de mortos deveria aumentar, pois centenas de pessoas ainda estão desaparecidas.


Apesar de os bombeiros terem feito avanços suficientes para que as autoridades comecem a contemplar a volta das pessoas a algumas áreas, eles estavam se preparando para outra onda de ventos e tempo quente e seco, o que poderia alimentar o fogo.


"Estamos trabalhando duro, de forma aplicada. Nós encorajamos os homens para ir lá e assegurar principalmente a parte sul desses incêndios em preparação para esse forte vento norte”, disse Bret Gouvea, vice-chefe do Departamento de Floresta e Proteção ao Fogo da Califórnia, à imprensa.


Ele afirmou que planos de contingência estavam sendo feitos para outras comunidades no caso de o fogo se espalhar.


A cidade de Calistoga enfrenta uma das maiores ameaças. Os seus mais de 5 mil moradores, que receberam ordens para deixar as suas casas na quarta-feira à noite, continuam fora do local.


Na tarde desta sexta, alguns dos 17 grandes incêndios que atingem o norte da Califórnia se fundiram e se tornaram na maior parte incontroláveis, tendo queimado uma área de combinada de 221.754 acres de vegetação seca.


As 32 mortes confirmadas representam a maior perda de vidas num único incidente com fogo na Califórnia, três a mais do que no incêndio de Griffith Park, em 1933, em Los Angeles.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR