Combate a censura: Congresso dos EUA solicita do X cópias das decisões emitidas por Alexandre de Moraes

Combate a censura: Congresso dos EUA solicita do X cópias das decisões emitidas por Alexandre de Moraes

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos solicita documentos sigilosos relacionados a decisões do ministro Alexandre de Moraes para análise.


No centro da controvérsia está a solicitação do Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos EUA à X Corp, exigindo acesso às ordens judiciais emitidas por Moraes direcionadas à empresa. Estas incluem medidas como moderação de conteúdo, suspensão de contas e combate à desinformação. O pedido, revelado pela Gazeta do Povo, destaca a preocupação dos parlamentares americanos com a aplicação das políticas de moderação de conteúdo da plataforma.


Elon Musk, figura-chave no embate, trouxe à tona o debate ao afirmar que tais medidas "violaram a lei" brasileira. Além disso, Musk reiterou suas críticas a Moraes, chamando-o de "ditador", e anunciou sua intenção de expor as determinações do magistrado sobre as restrições na plataforma X.


Este episódio intensifica ainda mais a disputa entre Moraes e Musk, que agora está sob investigação no inquérito das milícias digitais, após críticas e desobediência às ordens judiciais. O embate ganhou ainda mais fôlego com a revelação dos "Twitter Files", evidenciando a pressão dos órgãos brasileiros sobre a empresa para obtenção de dados de usuários.


Diante deste cenário, o embate entre interesses nacionais e internacionais na regulação da internet promete continuar gerando debates e tensionando as relações entre empresas de tecnologia e autoridades judiciais ao redor do mundo.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR