Após mais de 1 ano no cargo, Alexandre Silveira culpa Paulo Guedes por energia cara

Após mais de 1 ano no cargo, Alexandre Silveira culpa Paulo Guedes por energia cara

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, atribuiu parte da responsabilidade pelas altas tarifas na conta de luz ao ex-ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes. Em declaração nesta segunda-feira (1º/4), após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Silveira destacou que muitos subsídios agora compõem a conta de energia no Brasil, prejudicando os consumidores regulados.


"Muitos custos advêm da irresponsabilidade do ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes, que contraiu empréstimos para pagar a 'conta Covid' e a conta de escassez hídrica em nome dos consumidores de energia do Brasil", afirmou Silveira.


O ministro ressaltou que essas medidas são "bombas de efeito retardado", cabendo agora ao governo encontrar soluções para mitigar seus impactos.


Durante a reunião, foram discutidas alternativas para reduzir os efeitos das tarifas para os consumidores, incluindo a possibilidade de utilizar recursos dos leilões da Pré-Sal Petróleo para financiar o custo da energia. Outra proposta é equalizar o mercado livre e o mercado regulado para garantir justiça tarifária no país. Ainda está em discussão a ideia de subsidiar as tarifas com recursos do Orçamento da União.


Essas medidas buscam aliviar o peso das tarifas de energia sobre os consumidores e garantir uma política energética mais equilibrada para o país.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR