MST ocupa Ministério do Planejamento e sedes do Incra

MST ocupa Ministério do Planejamento e sedes do Incra

MST ocupa prédio do Planejamento e sedes do Incra


Grupos de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) ocuparam o prédio do Ministério do Planejamento, em Brasília, e sedes regionais do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no início da manhã desta terça-feira (17). A entidade divulga o início de uma jornada de manifestações, junto a outros movimentos do campo, para cobrar do governo verbas congeladas que seriam destinadas à reforma agrária.


Na Capital federal, a Polícia Militar diz que cerca de 300 pessoas ocupam o saguão do ministério, enquanto o MST afirma que o número chega a mil manifestantes. Eles cortaram o cadeado de uma porta por volta das 5 horas da manhã e pedem para ser recebidos pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira.


PMs cercam o local em apoio a equipes da Polícia Federal, responsável pela segurança nos prédios do governo. Os manifestantes impedem o acesso dos funcionários do ministério. Até o momento, não foi marcada nenhuma audiência com representantes do governo e também não há ordem para que o grupo seja removido à força. Eles impedem o acesso de funcionários do prédio.


Segundo o MST, a Jornada Nacional de Lutas de Outubro mobiliza cerca de dez mil militantes. Além de Brasília, o movimento relata ocupações de dez prédios do Incra em outras cidades - entre elas, Maceió (AL), Ponto Novo (BA), Recife e Petrolina (PE). Acampamentos também foram montados em ao menos três fazendas que o grupo considera improdutivas, na Bahia, Mato Grosso e Goiás.


Em comunicado publicado no Facebook, o MST afirma que a mobilização "denuncia o desmonte da política de reforma agrária e cobra a restituição de seus orçamentos". A entidade informa que iniciou uma jornada unitária, junto a outros movimentos do campo, para pressionar o governo federal a restabelecer verbas previstas para a política agrária no Orçamento de 2017, além da recomposição do orçamento para o próximo ano


MST de Minas participa do protesto


Na manhã desta terça-feira trezentas famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da região metropolitana de Belo Horizonte, ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A ação integra a jornada iniciada na segunda-feira (16), dia Mundial da Alimentação Saudável.


Em Minas Gerais as pautas são o assentamento das 7 mil famílias acampadas no estado e o fim dos despejos. São 14 áreas com aproximadamente 3500 famílias sofrendo a ameaça de perder suas casas e plantações. A disposição de resistência da organização e as reiteradas ingerências e excessos da polícia apontam para o acirramento dos conflitos, caso o governo não atenda aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.


O MST exige também que o Governo Estadual pague as três áreas emblemáticas, em conflito há quase duas décadas. Ariadnópolis, em Campo do Meio, Gravatá, em Novo Cruzeiro e Nova Alegria, em Felisburgo foram decretadas para a Reforma Agrária em 2016 e ainda estão pendentes. O movimento denuncia ainda a impunidade sobre o Massacre de Felisburgo, ocorrido em 2004 na antiga fazenda Nova Alegria. O mandante Adriano Chafik, condenado a 229 anos, teve a prisão decretada há meses e encontra-se foragido. 


 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR