Jovem dá à luz em ambulância do Samu após falta de atendimento na Santa Casa de Formiga, MG

Jovem dá à luz em ambulância do Samu após falta de atendimento na Santa Casa de Formiga, MG

Mulher deu à luz a menino com ajuda dos médicos do Samu (Foto: Samu/Divulgação.)


Uma jovem de 21 anos deu à luz a um menino dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na madrugada desta quarta-feira (13). Segundo o pai do recém-nascido, a gestante teve a bolsa rompida na tarde de terça (12) e foi levada para a a Santa Casa de Formiga. Mas como a unidade não está recebendo novos pacientes, ela teve que ser transferida para o Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte.


A reportagem entrou em contato com a Santa Casa para posicionamento sobre o caso e previsão de quando a UTI neonatal voltará a funcionar na cidade e aguarda posicionamento.


O pai Welber de Paula Fonseca, de 26 anos, contou ao G1 que após chegar ao hospital e constatar que a jovem estava de 35 semanas e o parto seria prematuro, os médicos decidiram encaminhá-la para Belo Horizonte.


No trajeto para a capital, o bebê acabou nascendo com ajuda da equipe do Samu. Davi Lucca Câmara Fonseca está com 2,290 kg e 50 centímetros. A médica pediatra Marcela Moura Pinto afirmou que foi um sucesso e que o bebê mamou nos primeiros instantes de vida.


Welber também elogiou o trabalho do Samu e afirmou que foram muito importantes no cuidado da vida do filho e da esposa. “A equipe fez um excelente trabalho além de nos passar muita confiança, eu estava com a cabeça passando mil coisas e o meu filho tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe,” lembrou.


A pediatra ainda afirmou que diante da estabilidade do quadro clínico da mãe e filho, eles foram levados de volta para a Santa Casa de Formiga. “A Central de Regulação orientou que levássemos de volta para Formiga, pois, de fato, estava tudo bem”, disse.


Outros casos


De acordo com o Samu este é o segundo parto feito pela equipe de Formiga dentro de uma ambulância devido à falta de leitos na UTI Neonatal na Santa Casa de Formiga. Na semana passada uma adolescente, de 17 anos também deu à luz no trajeto de Iguatama para Belo Horizonte.


Situação da UTI


Desde a última sexta-feira (8), a Santa Casa de Formiga não recebe nenhum paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, segundo a direção da unidade. Apenas os pacientes que se encontram no local continuaram a ter atendimento. O motivo é um débito por parte do governo estadual de mais de R$ 1 milhão à unidade que atende nove municípios da microrregião.


A diretoria informou que nesta quarta-feira (13) haverá um encontro com o governador de Minas e, em seguida, deve ser feita uma reunião com os profissionais da saúde da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Ortopedia para tentar reativar os setores, já que a unidade recebeu parte dos repasses de verba. Ao todo, R$ 200 mil já foram depositados e outros valores devem estar na conta da instituição até o fim da semana.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar