Governo Federal reconhece situação de emergência em Ribeirão das Neves, MG

Governo Federal reconhece situação de emergência em Ribeirão das Neves, MG

O governo federal reconheceu, nesta terça-feira (5), a situação de emergência do município de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).


Ribeirão das Neves foi uma das cidades mais atingidas pela chuva em Minas e decretou situação de emergência na última quinta-feira (30), quando foi atingida por granizo que destelhou várias residências, deixando um rastro de destruição, desalojados e desabrigados. Uma pessoa também morreu na cidade, uma idosa de 80 anos que teve a casa inundada, no último dia 1º de dezembro. Ela estava acamada não conseguiu sair e morreu afogada.


Nesta segunda-feira (4), os ministros das Cidades, Alexandre Baldy (Pode), e da Integração Nacional, Hélder Barbalho (PMDB), sobrevoaram Ribeirão das Neves, visitaram uma escola e também um hospital afetados pelo temporal.


O reconhecimento da situação de emergência permite ações de assistência e reconstrução das áreas danificadas e além de recursos, ainda há ajuda humanitária. O município pode ainda ter dívidas com a União renegociada.


Além de Ribeirão das Neves outras duas cidades da região metropolitana também sofreram com temporais. Caeté e Pedro Leopoldo também registraram destruição e alagamentos e estão com famílias desabrigadas e casas destruídas, elas também decretaram situação de emergência. O Ministério das Cidades informou que está avaliando medidas para ajudar as cidades. 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR