Flamengo fica com o vice da Sul-Americana e 'elimina' o Atlético da Copa Libertadores 2018

Flamengo fica com o vice da Sul-Americana e 'elimina' o Atlético da Copa Libertadores 2018

Foram dez dias de espera para poder, enfim, saber o que virá no calendário 2018. O Atlético, nesta quarta-feira (13), confirmou ausência na Copa Libertadores 2018. O clube mineiro dependia do título do Flamengo na Copa Sul-Americana para se classificar ao maior torneio interclubes da América.


O time carioca ficou apenas no 1 a 1 contra o Independiente, no Maracanã, ficando com o vice-campeonato da "Sula", uma vez que perdeu o jogo de ida, na Argentina, por 2 a 1. Assim, o Galo irá disputar a competição de segundo escalão da Conmebol em 2018, por ter sido o 9º colocado do Campeonato Brasileiro - o Fla entra na Libertadores por causa do Brasileirão, que levou também Corinthians, Santos, Palmeiras; Vasco e Chapecoense (fase pré). 


Cruzeiro e Grêmio ficaram na zona de classificação pelo Brasileirão, mas estão na Libertadores 2018 (fase de grupos) pelos títulos da Copa do Brasil, no caso da Raposa, e da Libertadores 2017, para o Imortal Tricolor.


O Atlético marcava presença na "Copa" desde 2013. Tem a sequência de cinco participações seguidas interrompida por causa da má campanha no Brasileirão. Terá de se contentar com a Copa do Brasil desde o início, além da própria Sul-Americana no ano que vem. 


Algo que impacta diretamente, por exemplo, nas cifras e arrecadações do clube, recentemente com um novo presidente no comando; além da atuação do Galo no mercado de transferências, uma vez que a classificação na Libertadores seria um trunfo para atrair novos jogadores.


COELHO COMEMORA
Se a torcida do Atlético teria de esperar a taça do Flamengo para disputar a Libertadores, o América estava no caminho oposto. O título indo para Avellaneda (bairro do Independiente) favorece o Coelho, que, por ser o campeão da Série B 2017, irá entrar direto na fase de grupos das oitavas de final da Copa do Brasil.


Assim, o alviverde mineiro irá começar a disputar a taça de mata-mata do futebol brasileiro juntamente com os oito brasileiros classificados para a Libertadores e os campeões da Copa Verde (Luverdense) e da Copa do Nordeste (Bahia). Outros cinco times irão se juntar a esses nove pré-classificados para as 8as da Copa do Brasil.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar