Evento mundial de moda realizado no Vale do Aço discute sobre consumo sustentável

Evento mundial de moda realizado no Vale do Aço discute sobre consumo sustentável

Três cidades do Vale do Aço recebem, a partir desta segunda-feira (23), o evento “Fashion Revolution”, que aborda moda sustentável simultaneamente em 90 países.


Na região, Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano participam da programação, que inclui palestras, mesas de discussão, mostras de documentários, oficinas, guarda-roupas itinerantes para troca de peças usadas e desfiles de roupas e acessórios sustentáveis.


A ação, que tem atividades programadas até o dia 27, é realizada pela segunda vez no Vale do Aço. O público pode participar gratuitamente de quase todas as atividades. Segundo a organização do "Fashion Revolution", apenas uma das palestras requer inscrição prévia, que pode ser feita através do site.


Para uma das organizadoras do evento no Vale do Aço, o "Fashion Revolution" vai além de discutir sobre o valor da moda. Patrícia Barbosa, representante do movimento, acredita que as atividades propõem soluções que beneficiam o meio ambiente. “Não se trata de deixar de produzir, vender ou comprar. O objetivo do Fashion Revolution é ampliar a discussão e conscientizar sobre o verdadeiro custo da moda. É urgente buscar soluções sustentáveis e mudar a maneira como as roupas são produzidas e consumidas para que elas sejam feitas de maneira mais segura, limpa e justa”, afirma Patrícia, representante do "Fashion Revolution".


História do movimento


O "Fashion Revolution" surgiu há cinco anos, quando houve o desabamento de um edifício de oito andares que abrigava duas fábricas de confecção em Bangladesh. Os trabalhadores dos prédios produziam em larga escala para grifes renomadas. No acidente, mais de 1,1 mil pessoas morreram e 2,5 mil ficaram feridas. Na época, uma campanha surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre "o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência", informa o "Fashion Revolution".


Confira a Programação


Segunda-feira (23) Escambo Fashion Revolution (Guarda-roupas itinerante) 9h às 12h – Ipatinga: Praça do bairro Cidade Nobre 14h às 16h – Coronel Fabriciano: Praça Louis Ensch (em frente à Prefeitura) 18h às 20h – Timóteo: Praça do Coliseu, bairro Timirim


Terça-feira, 24/04 Apresentação do Movimento Fashion Revolution em escolas e faculdades da região Oficina de Customização para Crianças e estamparia 19h às 21h – Espaço Casa de Filosofia e Arte Ângela Ataíde, Bairro Funcionários – Timóteo. Mostra de Documentários na Unileste 15h – The True Cost, 2015 (1h32m) 19h – River Blue, 2016 (1h35m)


Quarta-feira, 25/04 Desfile Fashion Revolution 20h – Fundação Aperam, Centro Comercial de Acesita – Timóteo Quinta-feira, 26/04 Encontro da Cadeia Produtiva do Negócio da Moda 18h30 – Auditório da Fiemg/Regional Vale do Aço, bairro Cidade Nobre – Ipatinga


Sexta-feira, 27/04 Mostra de documentários com debate em Timóteo 15h – The True Cost, 2015 (1h32m) 19h – River Blue, 2016 (1h35m) Local: Dama Espaço Cultural, no Bairro Timirim

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR