EUA enviam navios ultramodernos para buscas de submarino argentino

EUA enviam navios ultramodernos para buscas de submarino argentino
ARA San Juan está desaparecido há seis dias - REUTERS

A Marinha dos Estados Unidos enviou na segunda-feira (20) equipamentos de última geração para auxiliar as buscas aos submarino militar argentino ARA San Juan, desaparecido há seis dias. As informações são do jornal Clarín.


De acordo com a publicação, os norte-americanos mandaram quatro veículos submersos tripulados com uma sonda de grande alcance para tentar localizar a embarcação desaparecida. Caso o ARA San Juan seja detectado no fundo do mar, os EUA também disponibilizaram uma câmara pressurizada que permitirá o resgate dos tripulantes argentinos. O Clarín afirma que a operação será similar àquela realizada para salvar os mineiros chilenos que ficaram 69 dias presos 688 m abaixo da terra em 2010.


A frota, considerada uma das mais modernas do planeta, veio da base de naval de Pearl Harbor, no Havaí, e chegou ao porto da cidade de Comodoro Rivadavia, na província de Chubut, ao sul da Argentina. Mais de 100 pessoas participarão das operações de buscas.




Arribaron a #ComodoroRivadavia el Skandi Patagonia que trasladará el ROV (remot operated vehicle) y el Sophie Siem, que hará lo mismo pero con un minisubmarino y una campana de rescate. Caso SAR #SubmarinoARASanJuan pic.twitter.com/qDyFZ1VNjd


— Armada Argentina (@Armada_Arg) 20 de novembro de 2017



O submarino ARA San Juan desapareceu na última quarta-feira (15), quando operava na altura do Golfo San Jorge, a 432 km do continente. A embarcação contava com 44 tripulantes a bordo.


As Forças Armadas argentinas chegaram a detectar sete tentativas de comunicação por satélite ocorridas no último sábado (18), mas já descartaram que elas tenham vindo do submarino. As chamadas tiveram durações entre 4 e 36 segundos.


O ARA San Juan foi fabricado em 1985 na Alemanha. De 2007 até 2014, a embarcação passou por reparos que teriam substituído o seu sistema elétrico.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar