Em meio a surto de febre amarela Pimentel renomeia um político para a pasta da saúde

Em meio a surto de febre amarela Pimentel renomeia um político para a pasta da saúde

Secretário Sávio Souza Cruz é formado em engenharia metalúrgica e não tem nenhuma formação acadêmica na gestão de saúde.


Dois dias depois de informar a população sobre um surto de febre amarela silvestre em Minas Gerais, o governo mineiro nomeou, nesta quarta-feira um novo secretário de Saúde. O deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB) reassume a pasta, que há pouco mais de dois meses vinha sendo respondida interinamente pelo secretário-adjunto Nalton Moreira.


Sávio deixou o comando da Secretaria da Saúde, que ocupou por seis meses, em novembro do ano passado para retornar à Assembleia e ajudar na votação de projetos prioritários para o Executivo. Sávio é um dos fiéis aliados do governador Fernando Pimentel (PT). Antes, de fevereiro de 2015 a maio de 2016, foi secretário do Meio Ambiente.


Grande esforço
O secretário disse que seu retorno à Saúde já estava previsto. Sávio afirmou que está acompanhando as ações iniciais do estado para conter o surto de febre amarela e que o subsecretário Rodrigo Said tem cuidado disso. Ele aguarda a posse para convocar reuniões sobre o assunto. “Volto nesse grande esforço para controlar de certa maneira esta crise”, afirmou.


Sávio é formado em Engenharia Metalúrgica pela UFMG e especialista em Engenharia Ambiental. No governo Itamar Franco foi secretário estadual de Recursos Humanos e Administração e de Planejamento e Coordenação-geral, entre 1999 e 2000.


Nesta segunda-feira, o governo de Minas divulgou a incidência de um surto de febre amarela silvestre em várias regiões do estado e informou que o desafio é imunizar a população. Para isto, foi pedido reforço das doses das vacinas a serem disponibilizadas à população. Segundo a Secretaria da Saúde, a febre amarela já pode ter causado 23 mortes em Minas Gerais.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR