Defesa Civil Nacional reconhece estado de emergência em três municípios mineiros

Defesa Civil Nacional reconhece estado de emergência em três municípios mineiros

Nove municípios brasileiros atingidos por desastres naturais tiveram situações de emergência reconhecidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. A medida terá vigência por 180 dias e garantirá o apoio do Governo do Brasil às famílias afetadas pelas chuvas intensas, enxurradas e estiagem.


Os municípios afetados são: Engenheiro Caldas e Ubá, em Minas Gerais; Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso; Tacuru, em Mato Grosso do Sul; e São Sebastião, em São Paulo. Já na lista de cidades com a medida vigente devido ao extenso período de estiagem estão Pinhão, em Sergipe; e Claro dos Poções, em Minas Gerais. Também foram reconhecidos os municípios de São Geraldo do Araguaia, no Pará; e Pimenteiras, no Piauí, por ocorrências de enxurradas.


Para ter acesso a recursos emergenciais, as prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise por equipes da Defesa Civil Nacional, se aprovado, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado para ações emergenciais.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR