Cruzeiro perde para o Fluminense no Maracanã

Cruzeiro perde para o Fluminense no Maracanã

O Cruzeiro perdeu para o Fluminense por 1 a 0 mesmo com um jogador a mais desde os 15' do primeiro tempo, em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Gilberto foi expulso pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza por um chute na cabeça de Sassá. Pedro, em posição de impedimento, marcou o gol do triunfo do Tricolor. Foi o segundo duelo em que o time de Mano Menezes saiu derrotado no Campeonato Brasileiro. Na estreia, contra o Grêmio, também perdeu por 1 a 0 no Mineirão. O clube amarga a 18ª colocação na tabela. 

Apesar da situação na Série A, o Cruzeiro agora muda o foco da preparação. Precisando vencer para seguir sonhando com classificação às oitavas de final da Libertadores, a Raposa recebe a Universidad de Chile na quinta-feira, às 19h15, no Mineirão. O time celeste tem responsabilidade de vencer por dois gols de diferença para assumir a segunda colocação do Grupo 5. O próximo compromisso pelo Brasileirão é contra o Internacional, domingo, dia 29, às 19h, no Beira-Rio. 

O jogo

Embora sem chances claras de gols até a metade da etapa inicial, Fluminense e Cruzeiro deram velocidade ao jogo no Maracanã, especialmente até os 25'. Com poucas faltas e muito toque de bola, as equipes se estudavam tentando encontrar o melhor espaço para avançar. O time de Mano Menezes era melhor e tinha mais posse quando, aos 15', Gilberto colocou o pé na cabeça de Sassá em falta forte no círculo central do campo. O árbitro Flávio Rodrigues de Souza expulsou corretamente o lateral do Tricolor.

A partir daí, o domínio do Cruzeiro se intensificou, apesar de não ter resultado em chance clara de gol. Abel Braga reorganizou seu time com duas linhas de quatro e deixou o atacante Pedro isolado no setor ofensivo. O Fluminense não finalizou uma vez sequer na primeira etapa. A equipe de Mano Menezes, por sua vez, tentou aumentar o volume de jogo. Dos 26' aos 29', foram três chegadas na área de Júlio César – todas pouco agressivas, sem perigo. Sassá brigou pela posse dentro da área aos 26', Thiago Neves tabelou com Marcelo Hermes aos 27' e Mancuello ajeitou para bater da entrada da área aos 29', mas acabou perdendo o tempo de bola.

Na saída para o intervalo, Thiago Neves criticou justamente a deficiência do Cruzeiro na finalização e no arremate das jogadas. “Estamos finalizando pouco, muito lento. Tem a bola no pé, mas não vira o jogo, muito ruim o primeiro tempo. A gente não finaliza. Um homem a mais... Está muito abaixo do Cruzeiro”, analisou o camisa 30. A Raposa fechou a primeira etapa com quatro tentativas ao gol de Júlio César, mas só uma acertou o gol.

O planejamento para o segundo tempo parecia ser corrigir justamente essa falha. Mano promoveu a estreia de David, contratado ao Vitória no início da temporada tendo como uma das principais características a finalização. Mas logo no terceiro minuto do segundo tempo, o Fluminense abriu o placar em sua primeira finalização no jogo. Sornoza cobrou falta, Gum desviou, e Pedro, em posição de impedimento, marcou. 1 a 0. O Cruzeiro ligou o botão do tudo ou nada e partiu para cima depois do gol. Repetindo a falta de repertório dos últimos jogos, porém, se dedicou a chegar na intermediária e cruzar bola na área. 

A configuração do jogo seguiu a mesma até o fim. Com certa apatia, o Cruzeiro seguiu buscando criar oportunidades, encontrava a área do Fluminense preenchida por defensores, e não finalizava. O Fluminense, com um jogador a menos desde os 15' do primeiro tempo, se segurava da forma que conseguia e puxava contra-ataques na medida em que a Raposa desperdiçava suas chances. O fim de jogo comprovou a falta de criatividade do time de Mano Menezes. Foram cruzamentos e mais cruzamentos na tentativa de uma finalização pelo alto, mas nada feito: Fluminense 1 x 0 Cruzeiro.

FLUMINENSE 1X0 CRUZEIRO

FLUMINENSE
Júlio César; Renato Chaves, Gum e Frazan; Gilberto, Jadson, Richard, Sornoza (Luan Perez) e Ayrton Lucas; Marcos Júnior (Pablo Dyego) e Pedro (Douglas). Técnico: Abel Braga. 

CRUZEIRO
Continua depois da publicidade

Fábio; Lucas Romero (Rafinha), Dedé, Leo e Marcelo Hermes; Henrique e Lucas Silva (David); Robinho, Thiago Neves e Mancuello (Arrascaeta); Sassá. Técnico: Mano Menezes.

Gol: Pedro (aos 3'2ºT)
Cartões amarelos: Renato Chaves, Pedro, Júlio César (Fluminense); Arrascaeta, Dedé (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Gilberto (aos 15'1ºT)

Público pagante: 8.671
Público presente: 10.018
Renda: R$ 263.145,00

Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 22 de abril de 2018 (domingo), às 16h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP/CBF)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP/CBF) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP/FIFA)

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR