Chuva deixa moradores de bairro rural 'ilhados' em Pouso Alegre, MG

Chuva deixa moradores de bairro rural 'ilhados' em Pouso Alegre, MG

As fortes chuvas têm deixado moradores do bairro rural Curralinho ilhados em Pouso Alegre (MG). De acordo com famílias que vivem no local, o rio que fica próximo à estrada velha costuma transbordar por conta do acúmulo de lixo de outros bairros.
Na segunda-feira (20), o nível da água subiu tanto, que o produtor Hélio Xavier não conseguiu escoar a produção de leite. Nesta quarta-feira (22), ele passou com a charrete na água.


“Estava muito alta a água, aí não dá para ver se tem buraco ou não. Hoje ainda está menos. Mas para as crianças, passar aí não tem como”


Segundo o comerciante Sebastião Dias, esse é um problema antiga, que nunca é resolvido. “Acho que está faltando um pouco é de vontade e empenho das pessoas que são responsáveis por isso. Porque esse rio vem lá de cima, então toda aquela água que vem acumulada lá, a tendência é vir aqui para baixo, que é a parte mais baixa. E automaticamente, como não tem vazão, inunda tudo aqui”, conta.


Segundo a Prefeitura de Pouso Alegre, o córrego transborda porque a manilha fica entupida por entulhos que descem com a correnteza e acabam obstruindo a vazão da água.


Também nesta quarta-feira, uma equipe da prefeitura foi até o local, com funcionários e máquinas, e tirou terra do córrego para melhorar o fluxo de água.


“É muito lixo que desce e acumula, então fez com que a água transbordasse. A gente está fazendo essa limpeza e, assim que o tempo permitir, a gente vai vir e analisar se há necessidade de colocar uma manilha com dimensão maior”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Antônio Dionício.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar