Celulares podem ser proibidos em salas de aula em Minas Gerais

Celulares podem ser proibidos em salas de aula em Minas Gerais

Celulares devem ser proibidos em sala de aula, biblioteca, teatro e igreja


Os deputados estaduais de Minas Gerais aprovaram projeto na quinta-feira (14) que proíbe utilização de celulares em salas de aula, bibliotecas, igrejas e teatros.


A proposta é do deputado Gilberto Abramo (PRB). Segundo a justificativa do parlamentar, a proibição é necessária porque alunos não prestam atenção nas aulas.


“Há relatos de educadores de que é muito comum crianças e adolescentes usarem os aparelhos em todos os lugares, como salas de aula e bibliotecas, onde o silêncio e a atenção são necessários. Muitos alunos não conseguem deixar os games desligados, tamanho é o apego e a atenção dispensada para o aparelho”, diz o deputado em trecho da justificativa.


A proposta de Abramo é de 2015 e modifica uma lei de 2002, que já proíbe “uso de walkman, diskman, IPods, MP3, MP4, fones de ouvido ou blue tooth, game boy, agendas eletrônicas e máquinas fotográficas em salas de aula, biblioteca e outros espaços de estudo.


"Muitos educadores defendem a posição de que o ideal é o aluno não levar os inúmeros aparelhos existentes para a escola, pois segundo eles não há necessidade disso. Assim sendo, entendemos que esta medida, embora simples, se faz necessária para acabar com a prática do uso do aparelho eletrônicos e similares durante as aulas, para evitar que os alunos desviem sua atenção dos estudos", afirma o parlamentar em outro trecho da proposta. 


Parecer


De acordo com parecer da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, a proposta é legal, porém, a comissão pede cautela na proibição do uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos. "Contudo, deve-se ter em vista também que tais dispositivos podem contribuir para o processo pedagógico e, portanto, a vedação legal precisa ser relativizada", diz trecho do parecer em 2º turno. 


Para entrar em vigor, o projeto precisa ser sancionado pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir